Outros exemplos de evolução de enfermagem




Além dos Diagnósticos da NANDA, estou postando também um pequeno exemplo de evolução de Enfermagem, pois acredito que muitos graduandos possuem dúvidas na hora de fazer o relatório de evolução e ainda mais, na hora de prescrever cuidados.
Não é nada muito perfeito, mas pode ajudar, quando se tem pequenas dúvidas, e espero que ajude mesmo!


Evolução:

Deve abranger:
- Nível de consciência (sonolento, confuso);
- Locomoção (acamado, deambulando);
- PA (elevada, anotar valores SSVV);
- Mantendo jejum (sim ou não/24hs, se não, porque?);
- Sono ou repouso (sim ou não/24hs, se não, porque?);
- Incisão cirúrgica (dreno, catéter);
- Incisão cirúrgica abdominal (aspecto da secreção drenada);
- Sondas (fechada ou aberta);
- Venóclise e dispositivo de infusão (onde, tipo, periférica: IC ou SCVD);
- Eliminações urinárias e fecais (ausente, presente, quantos dias);
- Queixas (náuseas, dor, etc.)

- Exemplo 1º dia: Paciente no 1º dia de internação por DM descompensada (+) labirintite, apresenta-se calmo, consciente, contactuando, deambulando sob supervisão, corado, hidratado, afebril, normocárdico, eupnéico, hipertenso com pressão variando de 150x90-100mmHg, dextro variando entre 282 a 186 mg/dl, evolui sem queixas e sem êmese. Refere melhora da tontura. Acuidade auditiva e visual diminuída. Ausculta pulmonar com presença de murmúrios vesiculares s/ ruídos adventícios. Ausculta cardíaca BRNF. Abdômen flácido, indolor a palpação com presença de ruídos hidroaéreos, perfusão periférica normal. Mantém venóclise em MSE. Eliminações fisiológicas presentes. (seu nome).

- Exemplo 2º dia: paciente no 2º dia de internação por DM descompensada e labirintite, apresenta-se calmo, consciente, orientado em tempo e espaço, contactuando, deambula com auxílio, apresenta equimoses em MMSS e MMII, pele ressecada e escamações em dorso e palma das mãos. Refere prurido em panturrilha, esporadicamente queixa-se de pele ressecada, apresenta sudorese intensa, mantém scalp salinizado em MSD, SSVV apresentando hipotermia (35.5ºC) no período da manhã. Apresenta dextro variando de 146 a 194. Refere ter dormido bem, evolui sem queixas, tontura, náuseas ou vômitos. Eliminações fisiológicas presentes (refere ter evacuado às 22 horas de ontem). (seu nome).


Diagnóstico:
Ø Deve abranger:- Controles (eliminações, SSVV, peso e altura); Alimentação; Hidratação; Higiene; Conforto; Sinais e sintomas; Tratamentos; Orientações; Assistência psicossocial e espiritual; Encaminhamentos; Deixar claro o grau de dependência (FAOSE); O verbo deve iniciar a frase, sempre no infinitivo; Deve ser consico, claro e específico; Não prescrever cuidados considerados rotinas.

36 comentários:

desenhos para colorir barbier disse...

gostei!!!!!

Unknown disse...

EU FAÇO ENFERMAGEM EU TO ADORANDO E APRENDENDO MUITO,NÓ ESTAMOS NÓS TANDO COM VIDAS E É DELAS QUE PRECISAR DE GENTE PARA SOBREVIVER.AMO O QUE EU FAÇO GRAÇAS A DEUS.

Unknown disse...

Muito bom,adorei o blog

Unknown disse...

Muito bom,adorei o blog

Unknown disse...

Muito interessante, exemplos bem direto e de fácil entendimento!

Unknown disse...

otimo exemplos...

Unknown disse...

otimo exemplos...

Unknown disse...

Muitooooo bom amei!!!!!!

Unknown disse...

muito bom mesmo ,preçiso aprender.

Unknown disse...

muito bom mesmo ,preçiso aprender.

Unknown disse...

muito bom mesmo ,preçiso aprender.

Unknown disse...

Muito bom mesmo adorei os exemplos.

. disse...

e muito bom mesmo,preciso aprender mais porque eu amo essa áreas de enfermagem.

João Victor Lopes Maranhão disse...

muito bom

João Victor Lopes Maranhão disse...

muito bom

Unknown disse...

Excelentes exemplos! Parabéns!

Noto disse...

Impressionante !! quanto mais vc ler , mais vc aprende ....é muitaaaaaa informação

Unknown disse...

amei pois tirou minhas duvidas de como fazer uma boa evolução do paciente

Unknown disse...

Como faço uma evolução de enfermagem na paciente com pré eclanpse e eclanpse?
Agradeço que poder mim ajudar!!

Unknown disse...

Como faço uma evolução de enfermagem na paciente com pré eclanpse e eclanpse?
Agradeço que poder mim ajudar!!

Unknown disse...

Ótimo,obrigada pelas informações citadas.

Unknown disse...

Ótimo,obrigada pelas informações citadas.

Unknown disse...

Bom...meu estágio inicia na terça...feliz demais...qro dar o melhor atendimento aos meus pacientes...lendo aqui!!!😉

Laurentina disse...

TAMBEM GOSTEI OBRIGADA

Unknown disse...

Muito bom!!!

Unknown disse...

Muito bom!!!

Manu disse...

beleza mais um refoco para aprender

Unknown disse...

Gostei muito vai me ajudar muito para a minha evolução, com os pacientes, parabéns.

Unknown disse...

Gostei muito vai me ajudar muito para a minha evolução, com os pacientes, parabéns.

Palavras da mente disse...

Já estou em campo de estágio, o post esta me auxiliando, meu supervisor me deu dicas também.
1) como encontrou o pct na enfermaria
2) estado físico do pct
3) os processos invasivos
4) úlceras de pressão se houver.


Bjus

Unknown disse...

Muito bom, como segue uma ordem de informações do exame físico de maneira céfalo-caudal de grande importância como registro em prontuario do paciente.

Unknown disse...

Gostei.

Unknown disse...

Show muito boa dicas

Unknown disse...

Muito bom obrigado

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Gostei muito, tenho aprendido muito!

Postar um comentário